
O robô HOAP-3, da fabricante japonesa Fujitsu, está aprendendo conceitos básicos de culinária. O blog Technology, da NewScientist, relatou que o robô é capaz de cortar, bater e ralar e está aprendendo através de uma receita de omelete.
Esta não é a primeira tarefa ensinada ao robô aprendiz, que em 2007 descobriu os conceitos básicos de xadrez.
Um vídeo do HOAP-3 na cozinha pode ser visto em tinyurl.com/5a2cf4 e mostra que, apesar de concluir algumas atividades, ainda não é capaz de realizar passos básicos, como quebrar os ovos, pegar ingredientes ou fritar a omelete.
A notícia toda aqui.
______________________________________________________
Canta, dança e sapateia. Engraçadinho na foto, parece que está brincandinho!
(...)
Essa história de robô que aprende (aprende, não, é programado) para fazer serviços domésticos com a promessa de substituírem faxineiras e eletrodomésticos me parece repetitivo.
Não questiono o progresso da ciência nesse ponto (quem dera eu ter um bonequinho que lavasse o chão pra mim), mas não acredito que, pelo menos a curto e médio prazo, eles servirão para alguma coisa além de serem exibidos em mostras científicas.
Me assusto um pouco com essas ameaças tecnológicas. O fim do jornal impresso, serviços robóticos, chips humanos, tudo isso me parece muito Steven Spielberg. Há poucos anos atrás, alguns sonhavam e até garantiam que nos "anos 2000" os carros voariam a alguns palmos do chão, aquela coisa meio Jetsons. Eu esperei e, até agora, o mais próximo que vi disso deve ter sido no Auto Esporte.
E vem cá, comidinha com amor, só a da mamãe mesmo, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário