Quando o coração salta pela boca
Diz o Wianey Carlet que um cronista esportivo só tem a isenção necessária pra analisar futebol quando não é torcedor de nenhum clube. Essa concepção, muito adequada à cartilha que ele defende, pode até ser a melhor do ponto de vista jornalístico. Mas não do cinematográfico.
O diretor Luiz Alberto Cassol resolveu ousar. E, para isso, aproveitou um jogo entre Inter de Santa Maria e Pelotas, válido pela Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho do ano passado. Era a última rodada do octogonal final, e um dos dois times sairia daquela partida classificado pra Série A do Gauchão de 2008. Há quem diga que fazer documentário sobre jogo decisivo de Série B pode não ser uma idéia muito nova. Nem muito nobre. Em todo caso, achei interessante a proposta.
Seguinte: o tal do Cassol filmou cinco cabines de rádio, mostrando os narradores e comentaristas das emissoras de Santa Maria que transmitiram a partida (rádios Santamariense, Universidade, Guarathan, Imembuí e Medianeira). Ao longo dos 20 minutos de filme, a bola só aparece uma vez: no início, parada no centro do campo. O resto do tempo é preenchido pelo rosto dos radialistas, cuja feição é moldada conforme cada lance e cada gol narrado. O objetivo é que a falta de variedade nas imagens seja compensada pela intensidade das cenas. Ainda não assisti, mas quero ver assim que puder. Que eu saiba, não está nos cinemas. Se alguém souber, por favor.
O nome da obra é “Faltam 05 Minutos”. Acho que o cara não precisa ser fã nem de rádio nem de futebol pra gostar desse filme. Aí embaixo, o trailer dele.
domingo, 6 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Baita post. Deu vontade de ver o curta. Até porque futebol e rádio no Interior são coisas bem diferentes em comparação com a Capital. Quero ver aqui um narrador com a camisa do Grêmio, por exemplo, que nem o carinha ali com a camisa do Inter-SM...
Douglas, só tenta depois, em outro post, informar quando o filme poderá ser visto, onde e tal. Valeu.
Pois é... Só passou em Santa Maria até agora. E, pelo que sei, não tem previsão de vir pra cá.
Então, reforçando o pedido feito no post: se alguém souber, por favor.
Não gosto nem de rádio nem de futebol, mas achei assaz interessante o filme.
Só uma coisa: como um jogo da segunda divisão pode ser histórico? Me parece meio contraditório, hehe.
Postar um comentário